Sobre a Empresa

Ação Social

Doação de direitos autorais

A política de ação social da Insight também passa pela doação dos direitos autorais de alguns de seus livros para instituições culturais, de estudos e de desenvolvimento sustentável. Os direitos sobre o livro Conversas com Eliezer, lançado em dezembro de 2005, foram doados para o Instituto Jutta Batista da Silva, no Espírito Santo, focado em ações sociais, notadamente na região de Pedra Azul, que compreende mais de uma dezena de municípios da região serrana capixaba. "Mario", com depoimentos sobre o ex-ministro Mario Henrique Simonsen, teve seus direitos sobre a obra transferidos para a Orquestra Sinfônica Brasileira. A Memória da Eletricidade, vinculada à Eletrobrás, recebeu o domínio sobre o livro Mário Bhering - Memórias do Setor Elétrico Brasileiro, editado no ano passado.

Cidadania é o foco

O movimento Rio Como Vamos é uma iniciativa que une empresários e sociedade civil com o objetivo de fiscalizar a evolução da qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro. Inspirado no Bogotá Como Vamos, desenvolvido na capital colombiana há nove anos, o Rio Como Vamos é um movimento de cidadania que propõe a mensuração e divulgação de indicadores da qualidade de vida no Rio. A meta é municiar a sociedade com informações para que ela possa exigir melhoras nos serviços prestados pela administração pública.

A principal proposta do Rio Como Vamos nesta fase inicial é a chamada Cesta Básica de Indicadores, que engloba dez temas: Saúde, Educação, Segurança Pública e Violência, Pobreza e Desigualdade Social, Meio Ambiente, Lazer e Esportes, Habitação e Saneamento, Inclusão Digital e Trabalho e Emprego e Renda.

Parceria com o Ibase

A Insight tem tradição em participar de projetos de cunho social, sendo considerada pioneira entre as empresas de consultoria de comunicação e assessoria de imprensa no esforço de divulgação de iniciativas com esta finalidade. Uma parte expressiva das ações sociais da Insight se confunde com a atuação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e seus programas de combate à fome e à miséria e pela geração de emprego. Realizamos uma sólida parceria com o saudoso Betinho, buscando patrocinadores para os projetos do Ibase e realizando trabalhos voltados à disseminação das suas iniciativas. Foi assim que nasceram os seguintes livros: S.O.S Brasil (de 1993), Mãos à obra Brasil (1994) e O empresário e o espalho da cidadania (...). A primeira obra tratou de uma série de sugestões de medidas compensatórias na área social, envolvendo os empresários e as comunidades. O livro Mãos à obra Brasil foi inteiramente dedicado a iniciativas pouco convencionais para geração de emprego, sendo que diversas dessas propostas foram adotadas por prefeituras e empresas de todo o país. Finalmente, o livro O Empresário e o espelho da cidadania tratou da forma como os diversos formadores de opinião, incluindo também líderes da iniciativa privada, enxergavam o papel social dos empresários.

Construção do Balanço Social

As parcerias com o Ibase não ficaram restritas aos trabalhos e livros compartilhados, a Insight foi responsável pela construção do primeiro balanço social, idealizado em conjunto com o falecido jurista José Luiz Bulhões  Pedreira. Os demonstrativos da participação social das empresas foram levados ao presidente da CVM, Francisco Costa e Silva, que orientou sua regulamentação em instrução normativa. Hoje o balanço social do Ibase é utilizado por mais de 100 empresas, tornando-se uma referência na ainda embrionária contabilidade social.

Apoio ao RioVoluntário

Entre os programas desenvolvidos pelo RioVoluntário está o Brasileirinho, voltado para a qualificação e atendimento a crianças de até quatro anos de idade, matriculadas em creches de comunidades de baixa renda no município do Rio de Janeiro. O Brasileirinho - que recebeu, em 2006, o Prêmio Criança, da Fundação Abrinq - contempla ações múltiplas, tais como o reforço do espaço físico, aquisição de equipamentos, capacitação das educadoras e dos gestores e atividades socioeducativas com as famílias das crianças. O programa já beneficiou mais de 1.600 crianças. O RioVoluntário também promove, em dezembro, a entrega do Troféu Beija-Flor a dez personalidades que mais se destacaram no ano em ações de solidariedade.

A criança deficiente como prioridade

Entre suas iniciativas de caráter social, a Insight privilegia a publicação gratuita de anúncios institucionais de entidades filantrópicas e ONGs em suas revistas próprias - Insight Inteligência, Case Studies, Bioma e Carioquice. Uma das organizações mais frequentemente beneficiadas é a Associação da Assistência à Criança Deficiente (AACD), fundada em 1950. São cerca de cinco mil atendimentos por dia.

Presença editorial no social

Frequentemente as revistas próprias da Insight abordam iniciativas de responsabilidade social em suas reportagens e artigos, com objetivo de estimular a disseminação dessas ações. No caso da revista Case Studies - Revista Brasileira de Management, produzida desde 1996 em parceria com a Fundação Getúlio Vargas com o objetivo de relatar processos gerenciais bem sucedidos em organizações instaladas no Brasil, a Insight também observa o compromisso de publicar trabalhos que descrevam as melhores práticas de gestão na área de responsabilidade social corporativa.

Fundação Abrinq

Publicidade institucional

Organização social que, desde 1990, trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. A partir de 2010, firmou parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo, a Save the Children Internacional. E hoje a representa no Brasil.

Desde sua criação, a Fundação Abrinq assumiu como uma de suas estratégias de ação o desenvolvimento de campanhas voltadas para a mudança de valores e do comportamento da sociedade em relação à infância e à adolescência. Assim, difunde os princípios consagrados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; procura incrementar a atenção que a sociedade civil destina às crianças e aos adolescentes; busca ganhar escala e abrangência em suas ações e reforça o controle social sobre políticas públicas voltadas para este setor.

A Insight publica anúncios sem custo da Fundação Abrinq como reforço na divulgação das ações da instituição.